Início » Saúde e Bem-estar » Implanon etonogestrel: saiba tudo sobre o mais recente método contraceptivo
Saúde e Bem-estar

Implanon etonogestrel: saiba tudo sobre o mais recente método contraceptivo

Implanon etonogestrel: saiba tudo sobre o mais recente método contraceptivo
Saiba tudo sobre o Implanon Etonogestrel, o mais recente método contraceptivo. Entenda como funciona, sua eficácia e benefícios.

O etonogestrel, também conhecido pelo nome comercial Implanon, é um implante anticoncepcional de longa duração que contém progestagênio. Ele é um metabólito biologicamente ativo do desogestrel, um progestágeno comumente usado em contraceptivos orais. É um método de controle de natalidade que pode ser revertido e tem ação de longa duração, se apresenta como um pequeno bastão — com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro — que contém o etonogestrel, hormônio que é liberado de forma constante

Como o Implanon age?

O etonogestrel age impedindo a liberação do óvulo do ovário e alterando a secreção do colo do útero, o que dificulta a entrada dos espermatozoides no útero. Ele é um agonista do receptor de progesterona e se liga com grande afinidade aos receptores de progesterona dos órgãos-alvo.

Como saber se o Implanon é ideal para mim?

O Implanon é um implante contraceptivo recomendado, em geral, para mulheres de todas as idades que desejam um método simples e seguro para prevenir a gravidez. Ele também é a melhor opção para pacientes que têm restrições ao estrogênio (hormônio presente em algumas pílulas anticoncepcionais) ou ao DIU. Também é um excelente método para mulheres com endometriose ou que desejam reduzir o fluxo menstrual ou a cólica.

No entanto, para alguns grupos de mulheres, o uso do Implanon é contraindicado. São eles:

Presença ou histórico de doenças hepáticas graves, como tumor – benigno ou maligno; presença ou suspeita de sensibilidade a esteróides sexuais; sangramento vaginal de origem desconhecida.

Diferença se comparado aos outros métodos anticoncepcionais

A principal vantagem do Implante em relação a outros métodos contraceptivos comumente utilizados é a autonomia que proporciona à usuária, eliminando a necessidade de aderir a um regime diário, semanal ou mensal de medicação.

De acordo com as informações fornecidas pelo produtor e também pela ANVISA, o dispositivo contraceptivo implantável tem a capacidade de prevenir uma gravidez não planejada por um período que pode se estender até 3 anos, dependendo das condições de saúde da paciente.

Segurança do Implanon 

 Atualmente o Implanon é reconhecido como um dos métodos de prevenção de gravidez mais efetivos atualmente. Sua eficácia excede 99% durante aproximadamente 3 anos, período em que o implante continua a liberar seu componente ativo na corrente sanguínea.

Segundo uma análise sistemática recente conduzida pela USP, o implante contraceptivo ocupa a posição mais alta na lista de métodos contraceptivos com maior eficácia, conforme demonstramos a seguir:

MétodoÍndice de falha (%)
Implante0,05
Vasectomia0,15
Injeção Trimestral0,2
DIU hormonal0,2
Laqueadura Tubária0,5
DIU de cobre0,6
Preservativo Masculino2
Preservativo Feminino5

O chip contraceptivo causa ganho de peso? Quais seus efeitos colaterais? 

Não, não causa. Em casos raros, pode ocorrer retenção de líquidos, mas isso não é uma regra. Algumas mulheres com predisposição ao ganho de peso podem notar essa diferença principalmente nos primeiros 6 meses após a inserção do implante. No entanto, estando sob os cuidados de um profissional especializado, ele poderá ajudar com esses cuidados. Mas, em geral, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos já é suficiente para não ganhar peso com o Implanon.

Em mulheres com tendência a ter pele oleosa, o Implanon pode causar acne. Além disso, outro efeito colateral que pode ocorrer em alguns casos é o escape menstrual (pequeno sangramento vaginal irregular).

Como é a implementação do chip contraceptivo? 

A instalação do chip contraceptivo é feita no próprio consultório médico ou clínica, e leva cerca de 15 minutos:

  1. Acomodação da paciente: A paciente se acomoda na maca de forma confortável, com a palma da mão voltada para cima.
  2. Antissepsia: É feito um processo de antissepsia, que consiste na limpeza da parte interna do braço com gaze e uma solução alcoólica. Isso ajuda a prevenir infecções.
  3. Aplicação da anestesia local: Aplicamos a anestesia local na parte interna do braço com uma agulha bem fininha e esperamos o início do efeito anestésico.
  4. Inserção do implante: Uma vez anestesiado o local, inserimos o implante subdérmico (sob a pele) com a ajuda de um aplicador, a cerca de 8cm de distância do cotovelo, na parte interna do braço.
  5. Curativo: Fazemos um curativo enfaixando o braço para evitar hematomas na região. Este curativo é mantido por algumas horas, sendo removido em casa, podendo lavar a região normalmente com água e sabonete comuns.

Dúvidas comuns:

  • Após a instalação do dispositivo contraceptivo subdérmico, quanto tempo devo esperar para ter relações sexuais?
    O hormônio contido no dispositivo começa a ser liberado imediatamente após a sua colocação. No entanto, para garantir a eficácia contraceptiva desde o início, é aconselhável que o dispositivo seja colocado entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual. Se for colocado fora deste intervalo, é recomendado o uso de um método contraceptivo adicional ou a abstinência sexual durante os sete dias seguintes à inserção, para evitar uma gravidez não planejada.
  • O Implanon pode interromper a menstruação?
    Não é uma regra. Durante o uso do Implanon, entre 22 e 40% das mulheres podem parar de menstruar (amenorreia). Cerca de 30-40% podem ter um fluxo menstrual muito reduzido, semelhante a uma “borra de café”, e 20% podem ter um sangramento desfavorável, caracterizado por pequenos sangramentos frequentes ou até um aumento do fluxo menstrual.
  • O Implanon pode se deslocar?
    É muito raro que o dispositivo seja expelido ou se mova de lugar. Ele é colocado sob a pele (subdérmico) e é possível sentir o pequeno bastão ao tocar o braço. Se houver dúvida sobre a sua localização, pode-se realizar um ultrassom ou uma ressonância magnética.
  • Quando posso colocar o Implanon após o parto?
    Após o período conhecido como puerpério (6 semanas após o parto), já é possível a colocação do dispositivo. A amamentação é permitida com o uso do Implanon, sem interferir na produção de leite materno.
  • Quanto tempo após a remoção do dispositivo contraceptivo subdérmico posso engravidar?
    O Implanon é um método contraceptivo reversível, ao contrário da laqueadura tubária. Portanto, após a sua remoção, a mulher naturalmente voltará a ter ciclos menstruais com ovulação, podendo engravidar sem nenhum risco associado ao método.

Conheça a CDB Medicina Diagnóstica

Na CDB Medicina Diagnóstica, disponibilizamos uma ampla gama de procedimentos médicos, abrangendo exames de imagemanálises clínicas e vacinação. Nosso compromisso reside em oferecer serviços de saúde de excelência, pautados pelo cuidado personalizado para cada paciente. Agende sua consulta ainda hoje e invista no seu bem-estar com a CDB Medicina Diagnóstica.