Início » Doenças » A Importância da espirometria na saúde pulmonar
Doenças Saúde e Bem-estar

A Importância da espirometria na saúde pulmonar

A Importância da Espirometria na Saúde Pulmonar
A espirometria é um teste respiratório essencial para diagnosticar e tratar problemas pulmonares, mas quem deve fazê-lo e quais são os riscos?

O exame de espirometria é um exame indicado por pneumologistas para averiguar problemas respiratórios variados que não seriam encontrados com métodos tradicionais.

Falando de maneira mais específica, o médico poderá verificar a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, assim como o fluxo e o tempo.

Esse exame é considerado o mais importante para avaliar o funcionamento do pulmão. Os resultados obtidos serão analisados pelo pneumologista responsável junto de outros exames que serão pedidos dependendo de cada paciente.

Como pode esse exame pode me ajudar?

O principal fator que torna a espirometria tão importante é sua ampla utilidade na identificação e tratamento de diversos problemas respiratórios que, se não forem tratados com a devida atenção e cuidados, podem agravar e muito o quadro geral do paciente.

Alguns dos problemas respiratórios que podem ser tratados por esse tipo de exame são:

  • Asma: é a inflamação das vias aéreas de uma pessoa, estreitando e inchando as vias além de gerar muco em excesso o que prejudica a respiração;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): outra doença respiratória que obstrui as vias aéreas, os principais sintomas são: falta de ar ao se esforçar, pigarro, tosse crônica, tosse com secreção que piora pela manhã;
  • Bronquite crônica: inflamação dos brônquios;
  • Enfisema pulmonar: uma doença degenerativa que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de fumo e outras toxinas no ar;
  • Fibrose pulmonar: Causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. Essa doença torna o tecido que cobre os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, o que acaba impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.

Para quem é recomendado o exame de Espirometria?

Esse tipo de exame é mais recomendado para pessoas que já se encontram com alguma doença respiratória e estão realizando o tratamento pulmonar ou que possua alguma suspeita.

Os portadores de DPOC, asma ou fibrose pulmonar são exemplos de pacientes que precisam se submeter a esse tipo de exame. Mas, outras doenças como pneumonia, bronquite e COVID-19 também poderão ser inspecionadas por meio desse exame.

Tem uma idade recomendada para iniciar esse tipo de exame?

A grande maioria dos profissionais da área recomendam que crianças dos cinco até seis anos de idade devem passar por esse procedimento para que sejam averiguados a intensidade dos distúrbios ventilatórios obstrutivos e restritivos.

Alguns dados essenciais como a capacidade vital forçada (também conhecida como CVF) e o volume expiratório forçado são fornecidos pela espirometria que é, dessa maneira, o principal exame de análise da função pulmonar em crianças.

O exame de Espirometria tem riscos?

Esse procedimento, por ser minimamente invasivo, não possui grandes riscos. Esses riscos estão relacionados às substâncias broncoconstritoras (são agentes que causam o estreitamento da luz de um brônquio ou bronquíolo) utilizadas nesse tipo de tratamento, mas que, no máximo, pode desencadear sintomas como tosse, falta de ar ou aperto no peito.

Raramente o medicamento utilizado provocará uma crise de asma, por exemplo. Mas, caso venha acontecer algo do gênero, o procedimento será interrompido assim que o médico se der por satisfeito após observar certos parâmetros.

Existem contraindicações na Espirometria?

A maioria das contraindicações para realizar a espirometria são situacionais. São condições que podem ou não modificar os resultados do exame ou mesmo desviar o diagnóstico do profissional responsável.

Mas, caso o paciente tenha passado por dores no peito, edemas pulmonares, hemoptises, crises de hipertensão ou aneurismas recentemente, não é recomendado que seja feito o exame de Espirometria.

Para pacientes que possuem um histórico recente de infartos e AVCs, dois ou três meses antes da consulta também não são indicados para esse tipo de exame.

 Conheça a CDB Medicina Diagnóstica

A CDB Medicina Diagnóstica  é uma empresa do grupo Alliança que possui laboratórios e centros de diagnósticos em várias localidades do Brasil. Com a CDB, você pode ter acesso a uma gama de procedimentos como exames, vacinas, check-ups, exames de imagens e muito mais.