Início » Doenças » Cintilografia óssea: para que serve e como é feito o exame?
Doenças Saúde e Bem-estar

Cintilografia óssea: para que serve e como é feito o exame?

Cintilografia óssea: Para que serve e como é feito o exame?
A cintilografia óssea é um exame de Medicina Nuclear que ajuda a diagnosticar condições ósseas. Conheça seus tipos, preparo e resultados.

Cintilografia Óssea é um exame que faz parte de um ramo específico da medicina conhecido como Medicina Nuclear: faz-se uso de quantidades pequenas de radioisótopos para que sejam realizados exames no funcionamento de órgãos e tecidos.

Com o movimento desses compostos radioativos, a equipe médica consegue realizar um diagnóstico muito mais preciso.

O que será diagnosticado nesse exame?

Falando especificamente da cintilografia óssea, serão avaliadas: a integridade óssea do paciente em estudo, sintomas como perda de massa, fraturas e doenças degenerativas ou autoimunes como a artrite e a osteonecrose e também a procura de metástases de tumores (células cancerosas que se soltam dos tumores originais).

Tipos de Cintilografia Óssea

A cintilografia óssea é uma técnica de imagem diagnóstica que desempenha um papel fundamental na avaliação de várias condições médicas relacionadas aos ossos. Esta modalidade de exame utiliza uma pequena quantidade de um radiofármaco injetado no corpo do paciente para capturar imagens funcionais dos ossos, revelando informações cruciais sobre sua estrutura e funcionamento.

Existem diferentes tipos de cintilografia óssea, cada um com aplicações específicas, que desempenham um papel vital no diagnóstico e acompanhamento de doenças ósseas, como fraturas, infecções, tumores e distúrbios metabólicos. Neste contexto, exploraremos os diversos tipos de cintilografia óssea e sua importância na prática médica.

Cintilografia Óssea Convencional

Comumente utilizada para pesquisas que visam encontrar metástase em pacientes que possuam algum tipo de câncer como o de próstata e mama.

Cintilografia Óssea Trifásica

O que difere do tratamento convencional é que são realizados exames com imagens adicionais do fluxo sanguíneo tiradas no momento exato da injeção. Esse tipo de exame é indicado para os mais variados casos de infecção ou inflamação, tais como:

  • Osteomielite: ocorre com mais frequência em crianças e idosos;
  • Pioartrite: infecção causada por bactérias que prejudica a articulação;
  • Dor óssea localizada e Artrites: inflamação de uma ou mais articulações como cotovelos, ombros, tornozelos e joelhos;
  • Tumores ósseos primários: o mais comum sendo a Osteossarcoma, também chamado de sarcoma osteogênico;
  • Osteonecrose: se trata da morte de um segmento de osso que se dá pela perda de suprimento do sangue. Comumente causada por uma lesão;
  • Distrofia simpática reflexa: também chamada de dor de manutenção simpática, é uma condição marcada pela dor e queimação e alteração da cor da mão.

Como devo me preparar? O exame demora muito? Como são feitas as imagens?

Não é preciso nenhum preparo especial prévio para esse tipo de tratamento, apenas é recomendado que o paciente se mantenha bem hidratado para que sejam obtidas imagens mais nítidas do exame.

O exame tem uma duração média de três horas após a administração intravenosa dos radioativos, que dificilmente gera efeitos colaterais nos pacientes.

Nesse meio tempo, o paciente poderá voltar para casa ou trabalho, mas deverá se manter hidratado para que o corpo possa eliminar parte do remédio que não foi fixado nos ossos.

É válido lembrar que o paciente deverá retornar ao consultório de bexiga vazia para que, na hora do exame, o medicamento concentrado na urina não adultere os resultados

As imagens da cintilografia óssea são retiradas de um equipamento chamado gama câmara e levam de quinze a quarenta minutos para serem produzidos, dependendo do paciente atendido.

O resultado da cintilografia sai na hora?

Não, visto que, após obter a imagem o médico será responsável por analisar esmiuçadamente os resultados do exame e, por conseguinte, dar o laudo médico depois de alguns dias.

Além disso, dependendo do que seja encontrado, serão solicitados mais exames para um diagnóstico mais exato.

Agora que tenho o resultado em mãos, como saberei se a Cintilografia é normal?

Para saber se ocorreu tudo bem no seu exame, é preciso analisar se a substância radioativa injetada se distribuiu uniformemente pelo organismo, ou seja, se foi distribuído igualmente em todas as partes examinadas.

Quando é encontrada uma concentração da substância em lugares específicos (chamados de quentes e que possuem coloração mais forte), pode indicar um problema nos ossos.

As regiões mais frias, ou seja, as que não foram tão bem coloridas, também precisam passar por um processo de análise pois podem esconder problemas como um tumor benigno.

CDB Medicina Diagnóstica

A CDB Medicina Diagnóstica é uma clínica de excelência que oferece serviços de exame de imagem de alta qualidade. Com uma equipe experiente e equipamentos de última geração, a CDB fornece resultados precisos e confiáveis, ajudando os pacientes a obter um diagnóstico claro e eficaz de suas condições. Ao escolher a CDB Medicina Diagnóstica, você está optando pela melhor qualidade de cuidados para a sua saúde.