Início » Doenças » Exames PSA total e livre – exames definitivos para auxiliar o diagnóstico do câncer de próstata
Doenças Saúde e Bem-estar

Exames PSA total e livre – exames definitivos para auxiliar o diagnóstico do câncer de próstata

Exames PSA total e livre - exames definitivos para auxiliar o diagnóstico do câncer de próstata
Um dos exames essenciais para detectar o câncer de próstata ainda é um exame desconhecido da maioria dos homens, confira

Normalmente conhecido como um exame de check-up voltado para o diagnóstico do câncer de próstata em homens, o PSA (sigla em inglês para Prostate Specific Antigen) é capaz de encontrar possíveis indícios de um câncer antes mesmo de ocorrer quaisquer sintomas.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens em todas as regiões do Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele não melanoma. Durante o triênio 2023-2025, estima-se que haverá aproximadamente 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no país.

Mas o que é o Antígeno Prostático Específico?

É uma enzima (uma glicoproteína) que possui características de sinalizador tumoral, ou seja, capaz de identificar com exatidão quaisquer traços de evolução do carcinoma da próstata.

Essa enzima é secretada no líquido seminal, onde fica armazenada em grandes concentrações quando há evidências de um possível câncer de próstata.

Em condições normais, a presença do PSA no sangue de todos os homens é bem menos concentrada, sendo assim, é comum que todos os homens possuam PSA em seu sangue, desde que seja em níveis mais baixos.

Qual a utilidade do exame de PSA?

Como foi dito acima, a principal característica do PSA é a sua utilidade como um marcador de câncer de próstata associado com o exame digital retal (toque prostático) para o auxílio na detecção prematura do carcinoma.

Além disso, o nível de PSA pode estar elevado devido a outras complicações que não estejam relacionados às neoplasias (cânceres), tal como ocorre na hiperplasia prostática benigna (aumento da glândula prostática que dificulta a micção) e também na prostatite (causada majoritariamente por bactérias no trato urinário).

Por isso, é importantíssimo realizar outros tipos de procedimentos diagnósticos como o ultrassom e a biópsia prostática para a obter um diagnóstico completo da origem do problema.

Quais são as principais diferenças entre o PSA total e o PSA livre?

O PSA pode ser encontrado no soro de duas maneiras distintas: PSA não ligado (livre) e o PSA ligado a outras proteínas. A soma das frações do PSA livre e do PSA ligado a proteínas é o que chamamos de PSA total.

De acordo com os valores encontrados no PSA total, a dosagem do PSA livre e a relação do PSA livre/total podem ser usadas para elevar a especificidade do PSA e aprimorar a identificação do câncer na próstata.

Como o exame de PSA é realizado?

Os dois tipos de PSA são dosados no soro através da coleta de uma amostra de sangue venoso (aquele que percorre pelas veias sistêmicas e que possui pouca concentração de oxigênio) e se fazem necessários alguns cuidados antes de realizar a coleta:

 Preparos para o exame de PSA:

  • Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas antes da coleta;
  • Não se exercitar em bicicletas, nem andar de motocicletas ou à cavalo nas 48 horas antes da coleta;
  • Após utilizar supositórios, sondagem uretral ou toque retal, é necessário aguardar 4 dias para realizar a coleta da amostra;
  • Após a cistoscopia, o paciente deverá aguardar 5 dias para realizar a coleta da amostra;
  • Após o ultrassom transretal, será necessário aguardar 7 dias para a coleta da amostra;
  • Após o colonoscopia ou a retossigmoidoscopia (exame endoscópio que possibilita a visualização da parte final do intestino grosso: o reto e o cólon sigmoide), será necessário aguardar 15 dias para a coleta da amostra;
  • Após realizar o estudo urodinâmico, o paciente deverá aguardar cerca de 21 dias para a coleta da amostra;
  • Após ser feita a biópsia da próstata, será necessário aguardar 30 dias para a coleta da amostra;
  • Não será necessário fazer jejum para que seja feita a coleta de amostra;
  • Em casos de prostatectomia total (procedimento de retirada da próstata) não é necessário qualquer preparo prévio.

Duração e tipo de coleta

Será recolhida e analisada uma amostra de sangue venoso do paciente e leva por volta de 5 a 10 minutos para realizar a coleta, sendo feita por meio da punção de uma veia periférica.

Com que frequência se deve realizar esse tipo de exame?

Recomenda-se, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, que homens a partir dos 50 anos de idade procurem se consultar com um profissional especializado para avaliar individualmente um diagnóstico precoce do câncer de próstata. Homens negros ou que possuam parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem procurar o exame um pouco mais cedo com 45 anos.

De acordo com os valores encontrados no exame de PSA vão determinar a periodicidade do exame.  

Conheça a CDB Medicina Diagnóstica

Nossa empresa oferece uma variedade de procedimentos médicos, incluindo exames de imagem, análises clínicas e vacinação. Estamos comprometidos em fornecer serviços de saúde de qualidade e cuidados personalizados para cada paciente. Agende sua consulta hoje mesmo e cuide da sua saúde com a CDB Medicina Diagnóstica.