Início » Saúde e Bem-estar » Hemograma, o que é, e como ele avalia de forma completa a sua saúde ?
Saúde e Bem-estar

Hemograma, o que é, e como ele avalia de forma completa a sua saúde ?

Hemograma, o que é, e como ele avalia de forma completa a sua saúde ?
Saiba como o hemograma, exame que avalia hemácias, leucócitos e plaquetas, auxilia no diagnóstico de condições como anemia, infecções e problemas de coagulação.

O hemograma é um exame laboratorial que avalia as principais linhagens de células do sangue: hemácias (os glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. O hemograma é frequentemente solicitado pelos médicos para auxiliar no diagnóstico de doenças variadas, incluindo anemia, infecções e leucemia. Embora seja uma ferramenta importantíssima no diagnóstico, cabe lembrar que os resultados de um hemograma devem ser interpretados pelo profissional da saúde e devem  ser sempre amparados pelas suspeitas clínicas! É sabido que cerca de 5% das pessoas saudáveis podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência. Daí a importância de que os resultados sejam sempre interpretados por um profissional de saúde.

Chama-se hemograma completo aquele que fornece informações acerca das três linhagens celulares presentes no sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). Em determinados casos, podemos solicitar exames de linhagens específicas. Ou seja, para a contagem de glóbulos vermelhos, solicitamos um eritrograma. Se temos particular interesse nos resultados que apenas envolvem os leucócitos, pedimos então um leucograma. Finalmente, se somente as plaquetas são nosso objeto de interesse, solicitamos um plaquetograma.

Além disso, costuma-se solicitar também a concentração de hemoglobina. Essa é uma proteína responsável por carregar o oxigênio e que está presente nas hemácias. 

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um dos elementos aqui descritos.

1. Hemoglobina

Como descrito, é a proteína contida nas hemácias e é responsável pela capacidade dessas células em transportar oxigênio para os tecidos.  Em termos práticos, a medida da concentração de hemoglobina serve para se avaliar a existência de uma anemia. Os valores de referência para hemoglobina dependem, dentre outras coisas, de sexo e idade. A tabela abaixo mostra valores de referência por gênero em idade adulta:

SexoValor de Referência (g/dL)

Masculino
13,5 a 16,5
Feminino 12,0 a 16
Valor de referência de hemoglobina por gênero

2. Glóbulos Vermelhos (Hemácias)

Células que transportam oxigênio dos pulmões para o resto do corpo e trazem o dióxido de carbono de volta para ser exalado. Além do número de hemácias, o hemograma também fornece informações como o VCM (volume corpuscular médio, isso é, o “tamanho” da célula) e o RDW (índice que mede a diferença de tamanho entre as hemácias). Essas informações podem ajudar o médico no diagnóstico. Por exemplo: a falta de vitamina B12 pode gerar uma anemia com VCM elevado, enquanto uma anemia por carência de ferro pode gerar uma anemia com VCM diminuído.

3. Glóbulos Brancos (Leucócitos)

Os leucócitos são células que fazem parte do sistema imunológico e ajudam a combater infecções. O valor de referência dos leucócitos está entre 4.000 e 11.000 células por microlitro. Quando os leucócitos estão acima desse valor, dizemos que há uma leucocitose. Quando estão diminuídos, temos então uma leucopenia. O aumento ou a redução dos valores dos leucócitos isoladamente não é de tanta valia. É importante, além do exame clínico, determinar quais os tipos de leucócitos que estão aumentados/diminuídos (especialmente os dois mais numerosos tipos de leucócitos presentes no sangue: os neutrófilos e linfócitos).

4. Plaquetas

São  partículas que ajudam na coagulação do sangue para parar sangramentos. O valor de referência das plaquetas varia entre 150.000 a 450.000 por microlitro. Valores abaixo da referência são denominados plaquetopenia, enquanto valores acima da referência são denominados plaquetose. Mensurar a quantidade de plaquetas é importante para investigar sangramentos sem causas aparentes ou dificuldades de coagulação.

Como vimos, o hemograma é uma ferramenta importante que auxilia no diagnóstico de condições como anemia infecções e problemas de coagulação. É um exame comum e bastante simples que fornece informações valiosas sobre sua saúde. Novamente lembramos que ele deve ser solicitado por um médico e deve ser por ele avaliado juntamente com outros exames e com os sintomas e queixas do paciente! Não deixe de consultar seu médico.


Conheça a CDB Medicina Diagnóstica

Na CDB Medicina Diagnóstica, disponibilizamos uma ampla gama de procedimentos médicos, abrangendo exames de imagemanálises clínicas e vacinação. Nosso compromisso reside em oferecer serviços de saúde de excelência, pautados pelo cuidado personalizado para cada paciente. Agende sua consulta ainda hoje e invista no seu bem-estar com a CDB Medicina Diagnóstica.