Início » Saúde e Bem-estar » Herpes Zoster: causas, sintomas e tratamentos essenciais
Saúde e Bem-estar

Herpes Zoster: causas, sintomas e tratamentos essenciais

Herpes Zoster: causas, sintomas e tratamentos essenciais
O Herpes Zoster é uma doença popularmente chamada "cobreiro" e é causado pelo vírus da catapora; o vírus varicela-zóster. O quadro de herpes zoster é marcado por lesões avermelhadas na pele e é conhecido por causar bastante dor ao indivíduo acometido.

O Herpes Zoster é uma doença decorrente da ação do mesmo vírus que causa da catapora; o vírus varicela-zóster. O quadro de herpes zoster é marcado por lesões avermelhadas na pele e é conhecido por poder causar bastante dor. Ao ser infectado (geralmente ainda criança), o indivíduo normalmente se recupera, mas sabe-se que o vírus permanece em estado latente no organismo pelo resto da vida. Em situações propícias, geralmente quando há comprometimento do sistema imunológico, esse agente pode ser reativado e acometer estruturas nervosas, gerando aí as dores características dessa doença.

Como contraímos a doença?

O Herpes Zoster é causado pela reativação do vírus da catapora. Mesmo depois que nos recuperamos de uma infecção inicial, o vírus fica em estado de latência e pode voltar a se reativar em situações em que há comprometimento do sistema imunológico. Por exemplo, essa depressão do sistema imune pode ocorrer em função de infecção pelo HIV, câncer, ou ainda em pessoas que estão em tratamento quimioterápico. Importante lembrar que o herpes zoster não é contagioso! Ele simplesmente é causado pela reativação de um vírus que já “habitava” o organismo da pessoa doente.

Sintomas

O paciente inicia o quadro com sintomas como dores, alteração na sensibilidade de forma localizada, febre baixa, e coceira. A seguir, surgem lesões na pele, que podem ser avermelhadas, bolhosas e bastante dolorosas. As dores são normalmente “em choque” ou “em queimação”. A dor talvez seja a grande questão da doença. Ela é de forte intensidade, pode durar semanas e persistir mesmo após o desaparecimento das lesões bolhosas. Pior, há ainda a chance da dor não desaparecer ou permanecer de maneira residual. A esse quadro, dá-se o nome de neuralgia pós- herpética.

Tratamento

Primeiramente, lembre-se: caso tenha sintomas, procure logo atendimento médico! O tratamento deve ser iniciado logo que o diagnóstico médico for feito. O objetivo aqui é reduzir a dor aguda, reduzir a infecção viral e diminuir as chances de complicações como a já mencionada neuralgia pós-herpética.

de forma a reduzir a dor aguda, a infecção viral aguda e prevenir a neuralgia pós-herpética. Da mesma forma, deve-se adotar medidas que previnam o surgimento de infecções secundárias, embora, as lesões de pele tendem a apresentar uma involução espontânea. O principal medicamento antiviral para tratar a doença em curso é o Aciclovir. Esse medicamento apresenta-se com boa efetividade para as infecções recorrentes pelo vírus Varicela Zoster, além de estar relacionado com menor chance de se ter a neuralgia pós herpética.

Vacina

Atualmente, há uma vacina do Herpes Zoster destinada à prevenção, mas que não está disponível pelo SUS. Essa vacina deve ser indicada pelo seu médico e se mostra adequada para pessoas com maior chance de contrair a doença, como imunossuprimidos, idosos ou pessoas em tratamento quimioterápico. Não deixe de se informar com seu médico a respeito da vacinação.


Conheça a CDB Medicina Diagnóstica

Na CDB Medicina Diagnóstica, disponibilizamos uma ampla gama de procedimentos médicos, abrangendo exames de imagemanálises clínicas e vacinação. Nosso compromisso reside em oferecer serviços de saúde de excelência, pautados pelo cuidado personalizado para cada paciente. Agende sua consulta ainda hoje e invista no seu bem-estar com a CDB Medicina Diagnóstica.