Sabemos que, ao longo da vida, o cuidado com a saúde do corpo é essencial sejam os tratamentos com o uso de medicamentos, suplementos e afins, sejam os exercícios físicos. Porém, há ainda uma outra maneira de cuidar de nossa saúde que, por vezes, esquecemos de realizar: o banho de sol. É de conhecimento geral que, quando nos expomos ao sol, uma grande quantidade de vitamina D é diretamente captada pela nossa pele e enviada ao nosso organismo.
Hoje iremos descobrir alguns dos benefícios que o banho de sol pode gerar naqueles que se encontram em suas fases mais vulneráveis da vida: idosos e crianças.
Para recém-nascidos e crianças
Sendo um importante meio de ativação da vitamina D presente no leite materno, o banho de sol é uma prática importantíssima e muito saudável tanto para o bebê quanto para a mãe.
Apesar da vitamina D estar presente em diversos tipos de alimentos e seus nutrientes possam ser passados através da amamentação, o banho de sol age como uma espécie de sintetizador e fixador dessa e diversas outras vitaminas e substâncias durante a fase de crescimento do recém-nascido.
Entretanto, apesar de ser uma prática agradável e saudável, é preciso ter cautela com relação ao tempo de exposição e se atentar aos horários do dia em que o sol esteja muito forte, pois a pele do bebê é bem sensível.
Principais vantagens do banho de sol
Além do benefício citado acima, há diversos outros motivos pelo qual se deve aderir à prática de expor o bebê e a mãe em certos períodos do dia no banho de sol, tais como:
- Maior absorção de fósforo e cálcio;
- Diminuição na possibilidade de desenvolver depressão;
- Ajuda no crescimento saudável dos ossos e dentes;
- Previne o raquitismo e atraso no crescimento além de prevenir deformidades nos ossos;
- Diminui a quantidade de bilirrubina, principal substância causadora da icterícia (pele amarelada decorrente do mal funcionamento do fígado);
- Reforça o imunológico;
- Diminui a chance de doenças cardiovasculares;
- Auxilia no desenvolvimento cognitivo;
- Ajuda na produção de renina, importante substância reguladora da pressão arterial que ajuda a prevenir doenças como a diabetes.
Cuidados com o bebê ao tomar banho de sol
Por mais que o banho de sol proporcione diversos benefícios, é necessário ressaltar que a exposição prolongada ao sol (principalmente para recém-nascidos) pode ser prejudicial para a saúde e causar o efeito contrário do desejado. Em apenas cinco minutos de banho de sol a vitamina D já se encontra presente e ativa no corpo do bebê.
Os melhores horários para uma exposição saudável ao sol são por volta das 10 horas da manhã, antes do horário de pico do dia, e depois de 16 horas quando o dia está prestes a acabar.
Orientamos que não utilize filtro solar em recém-nascidos, visto que a pele do bebê antes dos seis meses de idade ainda é muito fina e pode acabar absorvendo componentes presentes no produto que não benéficos para a sua saúde.
Para idosos
Seja pelas limitações físicas ou pela ausência de pessoas para acompanhá-los, os idosos, por vezes, acabam deixando de realizar essa importantíssima prática que é o banho de sol.
Entretanto, com o auxílio certo e seguindo os horários adequados na exposição ao sol, diversos benefícios físicos e mentais poderão aparecer ao longo do tempo na vida das pessoas com idade avançada.
Tal como ocorre no caso dos recém-nascidos, é necessário ter cautela na exposição ao sol pois há grande risco de desenvolver problemas sérios como o câncer de pele, devido a períodos de exposição muito longos e em horários desfavoráveis.
Pensando nisso, é recomendado para todas as pessoas realizarem o banho de sol antes de 10 horas da manhã, quando o dia está nascendo, e depois de 16 horas quando o sol está se pondo.
Principais vantagens da exposição ao sol
Como dito anteriormente, os benefícios de tomar um banho de sol são diversos. Especificamente falando dos idosos, o banho de sol pode apresentar uma série de benefícios como:
- Aumento na produção de vitamina D. Apesar de poder ser obtida através de suplementos e alguns alimentos, é essencial incluir na rotina dos idosos, um pouco que seja, uma dose diária de banho de sol, visto que além de obter a mesma quantidade dessa substância, os raios solares auxiliam na fixação dessa e de outras substâncias;
- Regulação na produção de hormônios. Através do contato diário com o sol, outro benefício perceptível é de regularizar o ciclo circadiano, responsável pelo funcionamento do relógio biológico do organismo de todos nós. Esse ciclo que define as atividades e funções do corpo ao longo do dia;
- Diminuição de problemas psicológicos e emocionais. Como já foi dito acima, o sol ajuda e muito na mudança de humor, principalmente de pessoas que estão na terceira idade, deixando-as mais receptivas a conviverem mais e melhor com familiares e amigos. Com o passar do tempo, é comum que muitos idosos acabem se afastando de todos e desenvolvam até quadros de depressão;
- Aperfeiçoamento do organismo como um todo. Outros benefícios como: melhor aspecto da pele, pressão arterial regulada, maior produção de hormônios que causam a sensação de prazer, mais disposição, maior autoestima e aprimoramento do imunológico são perceptíveis nos primeiros dias de banho de sol.
Conheça a CDB Medicina Diagnóstica
Na CDB Medicina Diagnóstica, disponibilizamos uma ampla gama de procedimentos médicos, abrangendo exames de imagem, análises clínicas e vacinação. Nosso compromisso reside em oferecer serviços de saúde de excelência, pautados pelo cuidado personalizado para cada paciente. Agende sua consulta ainda hoje e invista no seu bem-estar com a CDB Medicina Diagnóstica.