Depois das épocas festivas, principalmente nos finais e começos de ano, é muito comum notarmos que alguma coisa não desceu bem. Seja um alimento mal digerido, uma bebida que não caiu bem, talvez até mesmo uma reação inesperada do corpo com alguma comida que já estávamos acostumados a comer que deu aquela inchada desagradável.
Pensando nisso, separamos alguns alimentos que podem auxiliar no combate contra o indesejável inchaço e ainda melhorar bastante a sua qualidade de vida caso adicione esses alimentos em sua dieta.
Mas, antes disso, vamos entender como e por quê acontece esses inchaços e aprender como evitá-los de surgirem novamente.
O que é inchaço?
Em suma, o inchaço é causado por um acúmulo exagerado de líquidos nos tecidos, esse líquido em sua maioria é composto por água. Podendo se espalhar pelo corpo ou permanecer em um membro específico do corpo, o inchaço se manifesta de diferentes maneiras em cada pessoa.
Existem diversas causas para o início de um inchaço:
- Problemas hormonais;
- Problemas renais;
- Problemas cardíacos;
- Problemas hepáticos;
- Tensão pré-menstrual;
- Sedentarismo;
- Doenças da tireoide;
- Reações inflamatórias.
Caso esteja passando por essa situação desagradável, não se preocupe! Existem diversas opções de alimentos naturais saudáveis que possuem ação diurética, auxiliando e muito no processo de desinchar as partes do corpo prejudicadas.
Alimentos diuréticos
Melancia
Por conter uma grande quantidade de água em sua composição, cerca de 90%, além de ser uma rica fonte de vitamina C, a melancia é essencial para o tratamento dos rins e intestino além de ser extremamente hidratante.
Alface
Alimento que também concentra bastante água em sua composição além de vitaminas (A, C, niacina), minerais (cálcio, fósforo e ferro) e fibras, que se mostra uma aliada importante na digestão e no bom funcionamento do intestino.
Pepino
Rico em água, vitaminas (A, complexo B, C e K) e minerais (magnésio, fósforo, manganês e potássio), sendo essencial para a otimização dos rins e a diminuição de inchaço pelo corpo e um ótimo purificador de pele.
Abacaxi
Auxilia principalmente na eliminação de toxinas através da urina, reduzindo drasticamente a retenção de líquidos e amplamente rico em vitaminas (A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9) e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sódio e zinco).
Além disso, a casca do abacaxi tem propriedades essenciais para o tratamento de doenças cardiovasculares, diminuindo os níveis de colesterol e a pressão arterial. Também melhora a digestão de proteínas pela presença da bromelina.
Melão
Além de ser uma rica fonte de água, o melão também possui nutrientes como o cálcio, potássio e fibras que ajudam a fortalecer os ossos e dentes, reduzir drasticamente a pressão arterial além de dar o apoio necessário na perda de peso.
Por possuir oxidantes, o melão também é um grande aliado no combate do envelhecimento precoce da pele, tornando-a firme, mais jovem e principalmente saudável.
As sementes do melão, se utilizadas na forma de óleo, atuam como renovadoras e conservadoras da pele por conta da presença do ômega 6, e protege também contra a desidratação da pele através do ômega 9.
Maçã
A maçã é uma ótima alternativa para se hidratar e possui uma função importantíssima de isotônico e energético natural, além de ser responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares através da pectina: um tipo de fibra que atua na diminuição de absorção de gorduras.
Além disso, a maçã ajuda na prevenção e equilíbrio da diabetes pela presença de polifenóis: compostos de ação antioxidante que reveste as células do pâncreas, protegendo da ação nociva de radicais livres, aprimorando a função da insulina.
Outra característica interessante dessa fruta, é o combate efetivo contra doenças como a asma, bronquite e a rinite pela presença da quercetina: um flavonoide que atua como um potente imunomodulador que fortalece as células constituintes do sistema imunológico, inibindo a ação de células inflamatórias.
Laranja
Riquíssima fonte de vitamina C, a laranja auxilia na prevenção do escorbuto: doença que gera hemorragias das gengivas, fraqueza e feridas ao longo da pele.
A laranja também combate a anemia, caracterizada pela redução demasiada dos glóbulos vermelhos que possui como principais sintomas: fadiga, palidez, falta de ar e tontura. A principal causa da anemia é, sem dúvidas, a falta de ferro. Por sorte, a laranja auxilia no aumento da absorção do ferro dos vegetais através da vitamina C.
Limão
Essa fruta cítrica possui diversos benefícios além de sua função diurética. Por ser uma fruta rica em fibras e formar uma espécie de goma no estômago (diminuindo o apetite), auxilia na perda de peso de maneira efetiva.
Possui também uma quantidade boa de vitamina C, o que ajuda na desintoxicação do corpo e, ao mesmo tempo, acelera o processo de oxidação de gorduras, mais um fator importantíssimo na perda de peso.
Além disso, por possuir o ácido cítrico, ajuda na prevenção da formação de pedras nos rins já que a urina é menos ácida.
Cenoura
Por se tratar de uma raiz, a cenoura é rica em carboidratos e diversos outros nutrientes como vitaminas, minerais e fibras alimentares essenciais para o funcionamento de nosso corpo. A cenoura, em específico, contém uma grande quantidade de vitamina A: uma grande aliada na manutenção da visão, do sistema imunológico e das mucosas.
Pela presença abundante de fibras e do pigmento betacaroteno, a cenoura possui papel importantíssimo na redução do colesterol bem como a prevenção contra doenças cardíacas.
Seu suco trabalha como um ótimo limpador de fígado, além de reforçar a capacidade hepática de filtragem de microrganismos.
Beterraba
Além de ser rica em substâncias como: vitamina A., betalaína (corante natural extraído da beterraba), carotenoides, flavonoides e antioxidantes, a beterraba é ainda uma importante fonte de óxido nítrico: neurotransmissor essencial com capacidade de potencializar a memória e aprendizado.
Esse ácido é um importante suporte no relaxamento dos vasos sanguíneos, pois que facilita a circulação do sangue e, consequentemente, diminui a pressão.
Esse relaxamento, por sua vez, melhora exponencialmente o rendimento dos treinos fazendo com que a energia e a disposição durem por muito mais tempo, assim como a recuperação após o término do treino.
Conheça a CDB Medicina Diagnóstica
Na CDB Medicina Diagnóstica, disponibilizamos uma ampla gama de procedimentos médicos, abrangendo exames de imagem, análises clínicas e vacinação. Nosso compromisso reside em oferecer serviços de saúde de excelência, pautados pelo cuidado personalizado para cada paciente. Agende sua consulta ainda hoje e invista no seu bem-estar com a CDB Medicina Diagnóstica.