Através da internet, hoje todos sabemos que a falta de vitaminas essenciais pode resultar em diversas complicações para o nosso corpo, fazendo com que seu funcionamento seja imensamente prejudicado até em suas funções básicas.
Sabemos também que uma alimentação desbalanceada, baseada em lanches e doces, prejudica não somente o seu desempenho físico como também a parte psicológica ao longo do tempo.
Pensando nisso, hoje iremos entender o que é um check-up nutricional, a sua importância para a detecção de problemas em nosso organismo, a gravidade dos exames que poderão ser solicitados e como se preparar para realiza-los.
O que é um check-up nutricional?
Sua principal colaboração se dá na prevenção de doenças e na identificação de deficiências de nutrientes, ou seja, no encontro prévio de doenças e encontrar possíveis faltas de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo.
O check-up nutricional também contribui no encontro de comportamentos que estejam impedindo o bom desempenho físico do paciente, seja má alimentação, exposição a agentes tóxicos, tabagismo, dentre outros.
Por meio desses exames, com o auxílio de um profissional especializado (nutricionista), será possível reduzir drasticamente o uso de medicamentos para a manter o equilíbrio nutricional.
Que tipo de complicações o check-up nutricional pode encontrar?
Através dos possíveis exames solicitados pelo nutricionista, complicações como: anemia, infecções, lesões, diabetes e dislipidemia podem ser encontradas e devidamente tratadas antes que seus estágios avancem e se agravem.
Além disso, doenças renais, hepáticas e cardiovasculares também podem ser identificadas e analisadas a fim de medicar devidamente e, dessa maneira, oferecer uma maior qualidade de vida para o paciente.
Através do acompanhamento profissional, o paciente desenvolverá o autocuidado, compreendendo seus limites e sua condição física e prologando a expectativa de vida. Dessa maneira, o paciente melhorará não somente sua saúde corporal como também sua saúde mental.
Que tipos de exames serão solicitados nesse check-up?
A seguir, vamos dar uma olhada nos principais exames que poderão ser solicitados pelo nutricionista responsável, bem como suas funções, como são realizados e o tempo de conclusão.
Hemograma
Também conhecido como hemograma completo, o exame visa analisar informações específicas sobre os tipos sanguíneos bem como a quantidade dos componentes no sangue, tais como:
- Glóbulos vermelhos: Hemácias – São as células mais numerosas do sangue;
- Glóbulos brancos: leucócitos – Sua principal função é de proteger o organismo contra infecções e são produzidos pela medula óssea;
- Plaquetas: coagulação sanguínea – São fragmentos de células que estão presentes no sangue e são, assim como os leucócitos, produzidas pela medula óssea. Possuem a função vital de coagular feridas e auxilia imensamente no processo de cicatrização, diminuindo os riscos de hemorragia;
O exame é realizado da seguinte maneira:
- A área de retirada do sangue será higienizada com algodão e álcool;
- Em seguida, um elástico será amarrado um pouco acima da área que será perfurada, visando expor a veia de maneira evidente.
- Uma finíssima agulha é inserida na veia;
- O sangue será coletado em um tubo;
- Por fim, as amostras colhidas são enviadas para o laboratório e analisadas lá.
Dependendo da complexidade do exame e do que exatamente foi solicitado na análise, o resultado do hemograma pode sair em duas horas ou até dois dias úteis.
Glicemia em jejum
O exame de glicemia em jejum visa encontrar complicações como diabetes e quaisquer irregularidades que estejam presentes na circulação sanguínea do paciente.
Para que esse exame seja realizado, o paciente deverá estar em jejum durante 8 a 12 horas sem que sejam consumidos alimentos ou bebidas, apenas água.
O exame é realizado por meio da coleta de sangue venoso, ou seja, aquele que é pobre em oxigênio e que está amplamente carregado de dióxido de carbono.
Não há quaisquer pré-requisitos para realizar esse exame, recomenda-se apenas que o paciente mantenha uma dieta habitual na semana que precede o exame. Além disso, não há qualquer contraindicação para realizar o exame.
O resultado do exame costuma ser liberado em até 24hrs após o início da análise laboratorial.
Colesterol e triglicerídeos
Por meio do exame conjunto de colesterol e triglicerídeos, será possível analisar as taxas de gordura presente no organismo do paciente, além de possibilitar uma análise completa do perfil lipídico do indivíduo, o que auxilia a identificar o risco cardíaco como também a chance de entupimento das artérias.
Devido à sua importância, esse exame conjunto está entre as principais análises laboratoriais pedidas pelos médicos e nutricionistas.
Mas afinal, o que é colesterol e o que são triglicerídeos?
Colesterol
É um lipídio, ou gordura, que desempenha um papel essencial no bom funcionamento do organismo, sendo responsável pela produção de hormônios e ácidos biliares (principais auxiliadores na digestão de comidas mais gordurosas).
Triglicerídeos
Tal como o colesterol, são um tipo de gordura, porém sua função é de armazenagem de energia para o nosso organismo. Os triglicerídeos constituem a maior parte das gorduras provenientes da nossa dieta, muito embora também sejam sintetizados pelo organismo.
Aquelas gordurinhas indesejadas localizadas nos quadris e barriga, geralmente são um indicativo de que os níveis de triglicerídeos acumulados nos tecidos adiposos estão bem elevados. Ao comer doces, pães e outros carboidratos em excesso, essas gordurinhas acabam aparecendo com muito mais frequência do que deveriam.
Como é realizado esse exame? Tal como acontece nos exames anteriores, no exame de colesterol e triglicerídeos o sangue venoso será coletado e analisado em laboratório visando os níveis de ambos os tipos de gordura para que, dessa maneira, possa ser dado um diagnóstico exato.
Será necessário que o paciente realize um jejum de cerca de 12 horas, não ultrapassando mais do que 14 horas.
Exame de urina
Por ser um exame bem abrangente em resultados como distúrbios renais e urinários, é um dos exames mais solicitados por médicos e especialistas em nutrição. Muito embora seja considerado um exame simples, serão necessárias algumas dicas para que não ocorram modificações nos resultados do exame.
Qual a utilidade desse exame? Existem 2 tipos principais de exame de urina: Tipo 1 (ou de cultura) e urina 24 horas. Cada um dos tipos de exame possui funções específicas, entretanto, elas possuem a função de identificar:
Hematúria: presença de sangue na urina, que pode atingir tanto homens quanto mulheres. As possíveis causas podem ser infecção na urina, tumor no trato urinário, hipertrofia benigna da próstata – HBP;
- A quantidade de proteínas;
- Glicose;
- Acidez;
- Nível de minerais e outras substâncias que possam indicar alguma doença ou infecção
Quando e quem deverá realizar esse exame? O médico responsável indicará esse exame caso haja quaisquer suspeitas de doenças relacionadas ao sistema urinário tais como cistites, problemas renais e até mesmo tumores, ou doenças sistêmicas como a diabetes.
Como devo me preparar para o exame? Para que não ocorra quaisquer modificações no resultado do exame, é recomendado que sejam higienizadas as mãos e a região genital, secando com gaze ou uma toalha limpa. Para as mulheres, caso estejam menstruadas devem aguardar o sangramento cessar para realizar a coleta da urina.
Como é realizado o exame de urina? No exame de urina do tipo 1 ou de cultura, o paciente será responsável por recolher a amostra sendo a primeira urina do dia que é mais concentrada, porém deve descartar o primeiro jato, pois que esse primeiro jato contém células e secreções presentes na uretra que podem dificultar na exatidão do resultado.
Não é necessário encher o potinho de amostra, um pouco menos que a metade já o bastante para que o exame seja realizado (entre 10ml e 40ml).
Para o exame de 24 horas, será preciso colher toda a urina dentro desse período. Por isso, recomenda-se que o paciente se organize para permanecer em casa o dia inteiro, visando um maior conforto para a coleta de amostra de urina durante o dia.
Eletrocardiograma
Apesar de ser um exame básico e inicial para a avaliação da saúde cardiovascular, o eletrocardiograma é essencial para o apontamento de diversas anormalidades cardíacas.
É responsável por acompanhar o desenvolvimento ou regressão de algumas doenças, como também averiguar se medicamentos e marca-passos estão sendo eficientes ou não.
O que é e para o que serve? O ECG analisa a atividade elétrica que ocorre no coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através do exame será possível registrar o ritmo do coração bem como o número de batidas realizadas em um período de um minuto.
O que o exame pode encontrar? Alguns dos problemas cardíacos que podem ser encontrados nesse exame são:
- Irregularidades no ritmo cardíaco: Arritmia;
- Aumento de cavidades cardíacas;
- Patologias coronarianas;
- Infarto do miocárdio;
- Distúrbios na condução elétrica do coração;
- Problemas nas válvulas;
- Pericardite: inflamação da membrana cardíaca;
- Dentre outros.
Como devo me preparar para esse exame? Alguns preparos podem ser solicitados pelo médico responsável, tais como:
- O paciente deverá relatar ao médico todos os medicamentos que faz uso;
- Retirar quaisquer joias no pescoço, braços ou pulsos;
- Para homens que possuem muitos pelos nos tórax, pode ser necessário cortá-los;
- Evitar exercícios físicos momentos antes do exame.
Como a gente pode ver, o check-up nutricional é uma ferramenta fundamental na promoção da saúde e no bem-estar geral. Através da realização de exames específicos como o hemograma, glicemia em jejum, colesterol e triglicerídeos, exame de urina e eletrocardiograma, o nutricionista pode identificar deficiências nutricionais e condições de saúde que, se não tratadas, podem levar a complicações graves.
Esses exames permitem uma avaliação precisa do estado de saúde do paciente, possibilitando a elaboração de um plano alimentar personalizado e eficiente. Além de prevenir doenças, o check-up nutricional auxilia na detecção precoce de problemas, promovendo uma melhor qualidade de vida.
Portanto, realizar exames regulares e seguir as orientações de um nutricionista é essencial para manter o equilíbrio nutricional e a saúde física e mental em dia.
Conheça a CDB Medicina Diagnóstica
Na CDB Medicina Diagnóstica, disponibilizamos uma ampla gama de procedimentos médicos, abrangendo exames de imagem, análises clínicas e vacinação. Nosso compromisso reside em oferecer serviços de saúde de excelência, pautados pelo cuidado personalizado para cada paciente. Agende sua consulta ainda hoje e invista no seu bem-estar com a CDB Medicina Diagnóstica.